Cidade com mais casos de dengue no Sul de MG em 2024, Varginha tem médio risco para infestação de Aedes aegypti, aponta Lira
14/01/2025
Conforme o levantamento, o município passou de baixo para médio risco de infestação; em 2024, cidade foi a que registrou mais casos de dengue na região. Varginha tem médio risco para infestação de Aedes aegypti, aponta Lira
A Secretaria de Saúde de Varginha (MG) divulgou o primeiro levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti de 2025, o Lira. Conforme o levantamento, o município passou de baixo para médio risco de infestação.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
As informações do Lira foram levantadas nos dias 6, 7 e 8 de janeiro deste ano. Os agentes de combate a endemias do município visitaram imóveis em toda a cidade.
Conforme a prefeitura, foram feitos tratamento e eliminação dos focos, recolhidas larvas encontradas e feito formulários contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas.
Varginha tem médio risco para infestação de Aedes aegypti, aponta Lira
Reprodução/EPTV
O material foi entregue ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde foi feita a contagem e a identificação dessas larvas.
Segundo a prefeitura, os maiores focos foram encontrados nos bairros Parque Rinaldi, Jardim Cidade Nova e Jardim Andere.
Após todo esse trabalho, os dados foram lançados no sistema do Ministério da Saúde, que classificou a cidade como médio risco.
Varginha foi a cidade do Sul de Minas que registrou mais casos por dengue, uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em 2024. Ao todo, foram 32.317 casos confirmados. Em número de mortes, cidade se igualou a Alfenas: 36 óbitos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas