Prefeitura investiga morte suspeita por febre amarela em Pouso Alegre; macaco foi encontrado morto
21/02/2025
(Foto: Reprodução) Óbito ocorreu na última quarta-feira (19); macaco com suspeita da doença foi encontrado morto na região do Anhumas. Prefeitura investiga morte suspeita por febre amarela em Pouso Alegre
A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) informou na tarde desta sexta-feira (21) que investiga a morte de um homem de 48 anos por suspeita de febre amarela. O óbito ocorreu na última quarta-feira (19). Um macaco foi encontrado morto na região do Anhumas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a prefeitura, a morte é suspeita de febre amarela considerando os sintomas apresentados e a ausência de vacinação. Exames foram colhidos e enviados para Belo Horizonte para análise laboratorial.
A prefeitura informou que está intensificando as ações de vacinação e reforçando o monitoramento na região próxima à residência do paciente, adotando medidas preventivas para proteger a população.
Leia também:
Febre amarela: SES-MG confirma morte pela doença em Extrema; óbito é o 1º registrado no estado em 2025
Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
No início de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por febre amarela em humano em 2025. O caso foi registrado em Extrema (MG).
Macaco encontrado morto
Segundo a prefeitura, um macaco foi encontrado morto na região do Anhumas nesta quinta-feira (20). Segundo a prefeitura, o caso foi notificado como epizootia (morte de primata não humano), conforme protocolo do Ministério da Saúde, uma vez que o animal estava em estado avançado de decomposição, impossibilitando a coleta de amostras para análise.
O macaco também é vítima e não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados com o vírus da doença.
Neste sábado (22), todas as unidades de saúde com sala de vacina na área rural estarão abertas para atender a população. É fundamental que os moradores procurem as unidades levando o cartão de vacinação para avaliação dos profissionais. Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela deve ser imunizado imediatamente.
Morte descartada para a dengue
A Prefeitura de Pouso Alegre também informou nesta sexta-feira (21) que a morte de um homem de 56 anos, que era investigada por dengue, foi descartada.
Conforme a prefeitura, o resultado do exame deu negativo para a doença. O homem, que estava internado no Hospital Samuel Libânio, morreu no dia 15 de janeiro.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas